quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Vitória, celebra família após a Anvisa retirar canabidiol da lista de proibidos

Menino de São Carlos só conseguiu após decisão da justiça. Medida vai diminuir a burocracia e facilitar importação do remédio diz mãe.

Vitória. Essa é a palavra que resume o sentimento da família do garoto de São Carlos (SP) que precisa fazer uso do medicamento canabidiol (CBD), após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de retirá-lo da lista de substâncias de uso proibido, na quarta-feira (14). De acordo com a mãe do menino de 7 anos, Joseane Marcolino Alves, a decisão trouxe muito alívio para a família e deve facilitar o tratamento de João.
As convulsões do garoto, que sofre da Síndrome de Dravet, passaram de 30 por dia para uma por semana depois que ele começou a tomar o remédio. A mãe, que teve que entrar na justiça para conseguir o medicamento, acredita que agora as coisas serão mais fáceis. “Para entrar com o pedido, não vai precisar de tanta burocracia e vai ser mais rápido para fazer todos esses trâmites e a importação. Estamos começando o ano agora com essa vitória, estávamos avançando a passos de formiga e, de repente, vem essa grande notícia”, afirmou.
Joseane importa o remédio há cerca de seis meses. Ela conta que quando o filho começou a usar, a vida deles mudou completamente. Ele não teve mais convulsões frequentes e agora ela participa de uma ONG na internet com mais de 1,2 mil pessoas reunidas para tratar o assunto. O objetivo é ajudar outras mães. “Auxiliar essas mães que ainda não tem condições financeiras para comprar. Já ajudei pelo menos quatro casos de pessoas que conseguiram o tratamento por meio do governo”, contou Joseane.
Família comemora decisão da Anvisa em São Carlos (Foto: Reginaldo dos Santos / EPTV)Família comemorou a decisão da Anvisa
Decisão

A partir de agora, as empresas interessadas poderão produzir e vender derivados de canabidiol após a obtenção de um registro da Anvisa. A aquisição do produto ainda deve ocorrer de forma controlada, com a exigência de receita médica de suas vias.

A agência também vai criar uma ordem de serviço para regulamentar a importação dos remédios que contém a substância. O canabidiol é uma substância química encontrada na maconha e que, segundo estudos científicos, tem utilidade médica para tratar diversas doenças neurológicas.
Em maio de 2014, uma reunião da Diretoria Colegiada do órgão, em Brasília (DF), discutiu se o Canabidiol seria retirado da lista de substâncias de uso proscrito para entrar para a lista de substâncias de controle especial (comercializado com receita médica de duas vias). Entretanto, um dos diretores pediu vista do processo, o que adiou a decisão. Na ocasião, a assessoria de imprensa da Anvisa informou que uma nova sessão está prevista para agosto.
Fonte: G1





Nenhum comentário:

Postar um comentário