quinta-feira, 8 de março de 2018

Câmara Setorial de Biotecnologia define em reunião prioridades para 2018

A Câmara Setorial de Biotecnologia realizou, nessa terça-feira (27 de fevereiro), um encontro com seus membros para discutir as principais ações que deverão ser desenvolvidas em 2018. Uma das prioridades definidas pela câmara é a pesquisa do canabidiol (CBD) que já tem autorização do governador Wellington Dias para produção no Piauí. 
O canabidiol é um dos princípios ativos da Cannabis Sativa, e é usado como medicamento para diversas doenças, que variam de epilepsia severa à fibromialgia. A pesquisa e produção da substância vai possibilitar que pacientes façam uso do medicamento de forma gratuita em todo o estado. 
"A ideia da câmara técnica agrega um grupo seleto de pesquisadores e uma equipe multidisciplinar capaz de apontar alternativas para problemas e pensar em políticas públicas de inovação de tecnologia e pesquisa de várias substâncias, incluindo aí o canabidiol”, explicou a vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo. 
Além da Câmara de Biotecnologia, que foi criada recentemente, a produção da substância irá contar com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), entre outros órgãos e instituições ligadas a estudos e pesquisa. 
Além da produção do canabidiol, o presidente da câmara de Biotecnologia, Rômulo Vieira, destacou a importância da existência e eficácia de mecanismos de regulamentação, a criação de uma estrutura de laboratórios e captação de recursos por meio de programas federais, estaduais e Parcerias Público-Privadas (PPPs). A equipe deve focar nesses principais pontos ao longo de 2018.

O coordenador das câmaras setoriais, Sergio Vilela, afirmou ainda que é necessária uma boa comunicação com a sociedade sobre a produção da substância, discutir o tema, já que ele envolve muitas dúvidas e precisa de esclarecimentos. Além disso, ainda segundo Sergio Vilela, “o canabidiol é um dos temas prioritários dessa câmara, porque foi a partir dela que surgiu a necessidade de criá-la e há uma grande expectativa da sociedade em torno de seus benefícios”. 
Participaram ainda da reunião, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Universidade de São Paulo (USP), Ministério da Agricultura, Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (Fadex), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). O encontro foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Facime). 

 
Autoria: Aline Medeiros

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário