quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Março Roxo vai esclarecer pontos sobre a epilepsia


 Com apoio da Secretaria Municipal e Relações Institucionais (SMC), o mês de março terá uma programação especial voltada para esclarecimentos sobre a epilepsia. O Dia Roxo, Purple Day, é um esforço internacional dedicado a aumentar a consciência sobre a doença em todo o mundo. As atividades iniciam no dia 1º de março, com a iluminação do prédio da prefeitura e das pontes de Ferro e da Havan.

Em 26 de março, anualmente, as pessoas são convidadas a se vestir de roxo nos eventos em prol da consciência da epilepsia, uma doença neurológica crônica grave, mas tratável. Existem pelo menos 3 milhões de brasileiros que enfrentam esse problema de saúde, a maioria de causa adquirida. A cada dia são constatados 300 novos casos no país.

O preconceito e estigma em relação à epilepsia ainda existem, devido, principalmente, ao desconhecimento e à falta de informação. Em Blumenau, foi aprovada a Lei nº 8.085/2015 que instituiu o Dia Municipal da Epilepsia e o Março Roxo Blumenau de Conscientização da Epilepsia. Desde a aprovação da lei, o Movimento Março Roxo Blumenau tem organizado inúmeras ações na cidade.

Programação

1º de março, quarta-feira: iluminação do prédio da prefeitura e das pontes de Ferro e da Havan - durante todo mês.

5 de março, domingo, às 9h: voluntários pintam a ponte Desembargador Pedro Silva, na proximidade da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), na Rua XV de Novembro.

11 de março, sábado, às 16h: Piquenique da Inclusão, com roda de conversa, troca de conhecimentos, com músicas tocadas ao violão/Parque Ramiro Ruediger.

26 de março, domingo, às 9h: Tenda da conscientização, na Escadaria de Igreja Matriz, na Rua XV de Novembro. Profissionais da saúde vão esclarecer dúvidas sobre a doença e proporcionar procedimentos simples gratuitos à comunidade (exame da pressão, glicose, entre outros).




Fonte: Prefeitura de Blumenau 


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário