Em 2014, a empresa médica Empatica realizou uma campanha de
crowdfunding para lançar no mercado um wearable chamado Embrace – um
dispositivo semelhante a um smartwatch que deteta ataques de epilepsia.
Esta campanha rendeu à Empatica 100.000 dólares em menos de 24 horas,
tendo sido atingidos os 800.000 dólares até o final.
A Embrace
começou a ser vendida pouco depois da conclusão da campanha e tem
ajudado os pacientes com epilepsia a estarem mais seguros. Entretanto o
final de janeiro tornou-se num marco para a Empatica, uma vez que a US
Food and Drug Administration classificou finalmente a Embrace como um
dispositivo médico aprovado. Importa salientar que esta é a primeira vez
que a FDA aprova um smartwatch no campo da Neurologia.
Tudo funciona de um modo bastante simples. Os pacientes utilizam
a Embrace no pulso, 24 horas por dia, sendo que a mesma está ligada a
uma aplicação de smartphone (disponível para Android e iOS). No caso da
ocorrência de ataques de epilepsia, o sistema notifica automaticamente
pais e outros familiares que tenham sido previamente indicados.
Para além desta aplicação principal, existe outra que regista todos os
ataques epiléticos que ocorrem. Isto pode ser extremamente útil para
ajudar a determinar quais os principais fatores responsavéis pelo começo
de um ataque.
A tecnologia integrada na Embrace foi desenvolvida no MIT em 2007 e passou por diversas fases de teste em vários hospitais.
Este é o exemplo perfeito de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a vida dos pacientes.
Fonte: Leak
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