quinta-feira, 5 de abril de 2018

Embrace: A pulseira que deteta ataques de epilepsia

Em 2014, a empresa médica Empatica realizou uma campanha de crowdfunding para lançar no mercado um wearable chamado Embrace – um dispositivo semelhante a um smartwatch que deteta ataques de epilepsia. Esta campanha rendeu à Empatica 100.000 dólares em menos de 24 horas, tendo sido atingidos os 800.000 dólares até o final.

A Embrace começou a ser vendida pouco depois da conclusão da campanha e tem ajudado os pacientes com epilepsia a estarem mais seguros. Entretanto o final de janeiro tornou-se num marco para a Empatica, uma vez que a US Food and Drug Administration classificou finalmente a Embrace como um dispositivo médico aprovado. Importa salientar que esta é a primeira vez que a FDA aprova um smartwatch no campo da Neurologia.

 Tudo funciona de um modo bastante simples. Os pacientes utilizam a Embrace no pulso, 24 horas por dia, sendo que a mesma está ligada a uma aplicação de smartphone (disponível para Android e iOS). No caso da ocorrência de ataques de epilepsia, o sistema notifica automaticamente pais e outros familiares que tenham sido previamente indicados.

 Para além desta aplicação principal, existe outra que regista todos os ataques epiléticos que ocorrem. Isto pode ser extremamente útil para ajudar a determinar quais os principais fatores responsavéis pelo começo de um ataque.

A tecnologia integrada na Embrace foi desenvolvida no MIT em 2007 e passou por diversas fases de teste em vários hospitais.
Este é o exemplo perfeito de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a vida dos pacientes.

Fonte: Leak

Nenhum comentário:

Postar um comentário