quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Revista especial da Turma da Mônica chama atenção para a epilepsia

A Turma da Mônica apresenta uma nova criança muito especial: Haroldo, um menino de 7 anos portador de epilepsia. O personagem foi criado especialmente para uma revista sobre a doença, que terá o título O Que Está Acontecendo e contará como ele lida com as crises convulsivas causadas pelo distúrbio.
O projeto da Mauricio de Sousa Produções está sendo feito com a Genom, braço da empresa União Química Farmacêutica.  Mauricio de Sousa disse que todo o processo criativo contou com a supervisão de médicos. “[Os especialistas] Forneceram dados e informações imprescindíveis para a criação das personagens e do enredo da história”, diz o criador da Turma da Mônica.
Ele explica que o personagem foi produzido especialmente para essa revista, mas pode aparecer em outros quadrinhos dependendo da resposta do público. “Esperamos, sinceramente, que a repercussão seja extremamente positiva e que possa gerar interesse para novos projetos desse tipo”, afirma Mauricio.
Na história, vemos Cebolinha e Cascão brincando com Haroldo. Quando ele tem uma convulsão, sua mãe entra na história explicando o que é a doença e o que fazer nesses casos.

Segundo Vagner Nogueira, diretor executivo da Genom, a ideia de criar um personagem de história em quadrinhos surgiu da necessidade de desestigmatizar a epilepsia, principalmente quando se lida com o público infantil.


“Haroldo é importante para mostrar os desafios que toda pessoa com epilepsia enfrenta, como sofrer com as crises convulsivas e ainda manter uma rotina diária normal. Isso signifca fazer novos amigos que o tratem de forma natural, sem medo ou discriminação, ir para a escola, ter sonhos e brincar. Enfim, tudo aquilo que uma criança vivencia, não podendo a doença ser um fator limitante”, diz Nogueira.

Fonte: Gira betim


Nenhum comentário:

Postar um comentário