quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Palestra na Cidade Mais Infância aborda cuidados para pessoas com epilepsia

A epilepsia é uma doença crônica neurológica em que o cérebro age de maneira irregular, causando descargas elétricas anormais e resultando em convulsões. Movimentos involuntários e perda de consciência também podem ocorrer nas crises convulsivas. No intuito de garantir a segurança e o bem-estar das crianças que visitam o espaço, a equipe de recreadores da Cidade Mais Infância, equipamento coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), participou, nesta quinta-feira (16), de palestra com a neurologista infantil Ângela Giffoni sobre primeiros socorros para pessoas com epilepsia. 

Durante a palestra, foram abordados diversos temas como a importância de reconhecer os sinais transmitidos pelas crianças e as técnicas de prevenção que devem ser aplicadas nesses casos. Além disso, a capacitação trouxe uma exposição de casos reais, proporcionando um melhor entendimento sobre a forma correta de agir em situações de emergência. Ângela Giffoni abordou, ainda, importantes aspectos como a definição da epilepsia, características das crises epiléticas, as jornadas das famílias desde o diagnóstico até o tratamento, efeitos adversos de medicamentos, a maneira correta de prestar auxílio e advertiu sobre quais ações podem prejudicar o paciente, além de destacar o impacto no desenvolvimento infantil. 

Segundo Ângela Giffoni, “é essencial falar sobre a epilepsia, pois é uma doença com alta prevalência. Fiquei muito feliz com o envolvimento e a participação dos recreadores da Cidade Mais Infância na atividade, todos muito concentrados e interagindo, fazendo perguntas e buscando atualizar seus conhecimentos”. A neurologista também explicou detalhadamente como a crise epiléptica ocorre no cérebro de pessoas acometidas pela doença e ressaltou que muito do estigma associado à epilepsia está relacionado às crises, o que afeta diretamente a vida das pessoas com a doença e de seus familiares. 

Para o recreador Germano Caetano, a palestra foi fundamental para que todos pudessem entender mais sobre a epilepsia, principalmente porque muitos tinham dúvidas quanto à forma de atendimento em situações de emergência. Sendo assim, é de suma importância saber a forma correta de proceder em casos de convulsão. Já a recreadora Maria Elane Sousa, a personagem Bolinha, destacou que certos tabus devem ser quebrados e que informações corretas devem prevalecer. Segundo ela, durante muito tempo falou-se em determinados procedimentos errôneos e, graças à palestra de hoje, puderam obter informações corretas e atualizadas sobre o tema.

Cidade Mais Infância

A Cidade Mais Infância é um equipamento do Governo do Ceará coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O espaço é um parque coberto que reproduz uma cidade onde a criança é a protagonista. A Cidade funciona no Centro de Eventos do Ceará, de quinta a domingo, das 13h às 18h. Para visitar, é preciso agendar no site www.cidademaisinfancia.sps.ce.gov.br.



Fonte: Secretaria da Proteção Social /Governo do Estado do Ceará 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário