quarta-feira, 22 de abril de 2015

Estudo indica que extrato da maconha pode trazer esperança para crianças com epilepsia grave

WASHINGTON, DC - Crianças com formas severas de epilepsia que não estão respondendo a tratamentos podem encontrar esperança em uma versão líquida da maconha medicinal. É o que indica estudo.
A pesquisa - apoiada pelo GW Pharmaceuticals, laboratório fabricante de medicamentos a base de compostos da maconha - teve 213 participantes, incluindo crianças e adultos, com uma idade média de 11 anos. Todos eles eram portadores de epilepsia grave que não respondiam a outros tratamentos. Os participantes tinham doenças como síndrome de Dravet e síndrome de Lennox-Gastaut, tipos de epilepsia que podem levar à deficiência intelectual e convulsões ao longo da vida.
Os participantes receberam diariamente, por via oral, um extrato líquido a base de canabidiol (CBD), composto da maconha que não possui efeitos psicoativos. Todos os participantes sabiam que estavam recebendo o remédio no estudo, que foi elaborado para determinar se a droga era segura e bem tolerada.
Os resultados mostraram melhoria nos quadros dos participantes. Para as 137 pessoas que completaram o estudo de 12 semanas, o número de convulsões teve uma redução média de 54%. Entre os 23 portadores de síndrome de Dravet que participaram, a queda foi de 53%. Para os 11 com síndrome de Lennox-Gastaut, o número das chamadas crises átonas, que causam uma perda súbita do tônus muscular, a diminuição foi de 55%.
Doze pessoas (6% do total) pararam de tomar o remédio devido aos efeitos colaterais. As consequências indesejadas do uso da droga, que ocorreram em mais de 10% dos participantes, incluíram sonolência (21%), diarreia (17%), cansaço (17%) e diminuição do apetite (16%).
De acordo com Orrin Devinsky, diretor do Centro de Epilepsia da Universidade de Nova York e membro da Academia Americana de Neurologia, a eficácia da droga ainda deverá ser testada em novos estudos, com uso de placebo, por exemplo.
- Até agora tem havido poucos estudos formais sobre esse extrato de maconha - afirmou. - Os resultados são de grande interesse, especialmente para as crianças e seus pais, que têm buscado uma resposta para esses ataques debilitantes.
Diminuição do número de convulsões em participantes chegou a 55%.


Fonte: O Globo




Nenhum comentário:

Postar um comentário