quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Aprovado registro de novo medicamento anticonvulsivante

A Anvisa publicou, no Diário Oficial da União o registro do medicamento Keppra ® (levetiracetam). Este é o 13º medicamento novo registrado na Agência em 2015.
O  Keppra ® é um anticonvulsivante que se apresenta sob a forma de comprimido revestido nas concentrações de 250mg e 750mg e de solução oral na concentração de 100mg/mL. A formulação é indicada para o tratamento da epilepsia.

Indicações de uso Keppra
- Isoladamente em adultos e adolescentes a partir dos 16 anos de idade com epilepsia diagnosticada recentemente, para tratar crises parciais com ou sem generalização secundária.
- Em doentes que estão usando outro medicamento anti-epiléptico (terapêutica adjuvante), para tratar:
- Crises parciais, com ou sem generalização, em adultos, adolescentes e crianças com mais de 4 anos de idade;
- Crises mioclónicas em adultos e adolescentes com idade superior a 12 anos com epilepsia mioclónica juvenil;
- Crises generalizadas tónico-clónicas primárias em adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade com epilepsia idiopática generalizada.
Levetiracetam concentrado é uma alternativa para doentes quando a administração oral, temporariamente, não é possível.
POSOLOGIA
Comprimidos (250mg, 500mg, 750mg, 1000mg), utilizados como tratamento diário na prevenção de crises epiléticas em adultos.
Solução oral (100 mg/ml) , utilizado como tratamento diário na prevenção de crises epiléticas: Em bebês (a partir dos 6 meses até 23 meses), crianças (2 aos 11 anos) e adolescentes (12 aos 17 anos) com peso inferior a 50 kg;
Em adultos e adolescentes (12 aos 17 anos) com peso igual ou superior a 50 kg.

Solução perfusão (100mg/ml) é uma alternativa para doentes quando a administração do medicamento, por via oral, não é possível temporariamente.

CONTRAINDICAÇÕES
Hipersensibilidade à substância ativa ou a outros derivados da pirrolidona ou a qualquer um dos excipientes.
SUPERDOSAGEM
Sintomas
Foram observadas sonolência, agitação, agressividade, nível de consciência reduzido, depressão respiratória e coma, com superdosagem de levetiracetam.
Tratamento da superdosagem
Após uma superdosagem aguda, o estômago deverá ser esvaziado por lavagem gástrica ou indução do vómito. Não existe antídoto específico para o levetiracetam. O tratamento de uma superdosagem deverá ser sintomático e poderá incluir o recurso à hemodiálise. A eficácia da extração do dialisador é 60% para o levetiracetam e 74% para o metabolito primário.
Fonte: Pfarma













2 comentários:

  1. Que interessante! A minha é totalmente controlada por medicamentos. Gostei de achar seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esta sobre controle suas crises e que continue assim, abraços

      Excluir