quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Deputados incluem no orçamento apoio ao programa de prevenção da epilepsia

Uma reunião na Assembleia Legislativa, tratou da efetivação de duas leis, já aprovadas na Casa, de autoria do presidente Maurão de Carvalho (PMDB), que criam a semana estadual de estudos sobre a epilepsia e suas manifestações neuropsiquiátricas e viscerais, além da implantação do programa de prevenção à epilepsia e assistência integral às pessoas com epilepsia.
 Do encontro, participaram Maurão de Carvalho e os deputados Adelino Follador (DEM) e Dr. Neidson (PMN), junto com o presidente da Associação de Pessoas com Epilepsia do Estado de Rondônia (Aspeeron), Edmilson Barros, o procurador de justiça do Ministério Público, Edmilson Fonseca, que é coordenador do projeto Epilepsia em Debate na Sociedade, entre outros voluntários da causa.
Na audiência, ficou definida a destinação de R$ 1,5 milhões, no orçamento estadual de 2017, para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) custear o programa, que prevê o atendimento clínico especializado em todas as unidades do sistema público de saúde, além da medicação necessária ao tratamento.
“O orçamento está sendo discutido na Comissão de Orçamento e Finanças da Casa e vamos incluir a destinação desse recurso, que é fundamental para o tratamento dessas pessoas com epilepsia”, explicou Maurão.
Para a efetivação da Semana Estadual, Fonseca pontuou que a sua realização estaria praticamente assegurada, já que a Asspeeron dispõe de profissionais e material para o trabalho. “A semana está prevista para ocorrer entre os dias 22 a 26 de março, precisamos nos mobilizar e promover este evento, com um papel de debate, de discussão e de esclarecimento muito importantes para toda a sociedade”, acrescentou.
Em Rondônia, a estimativa é de que existam entre 30 mil a 35 mil pessoas com epilepsia, cerca de 7 mil somente na capital.

Fonte: Correio de Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário