sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Com epilepsia, jovem de Juiz de Fora (MG) dribla sintomas por meio do futebol

Alertada por médicos que o filho teria problemas com humor, a mãe opta por incentivá-lo a prática esportiva. Pedro tem 11 anos e sonha em ser como Neymar Jr.

Pedrinho Juiz de Fora (Foto: Arquivo Votorantim Metais)Pedrinho se destaca entre os garotos no futebol
Uma bola e um campo de futebol. Esses foram os remédios necessários para que um garoto de Juiz de Fora driblasse os sintomas da epilepsia e se destacasse entre as crianças e adolescentes do projeto Agente do Amanhã, realizado em parceria com uma mineradora, no Bairro Igrejinha, em Juiz de Fora. Pedro Henrique Alves Souza tem 11 anos e foi diagnosticado aos cinco após sofrer duas crises. Segundo a mãe, Elisa Alves dos Reis, uma das recomendações do médico foi a prática esportiva. 
- Com o problema que ele tem, o médico disse que ele sofreria mudanças repentinas no humor. E o esporte tem ajudado principalmente nisso. O meu filho mudou muito. Antes, ele não conseguia conviver com os coleguinhas sem brigar, ele ficava muito nervoso e não tinha paciência para lidar com os outros. Agora, ele brinca, trata bem todos a sua volta, seja os professores ou colegas. Fico muito feliz com isso - vibrou a mãe. 
Para Elisa, o futebol e o futsal, modalidades praticada pelo garotinho, também tem gerado benefícios no colégio. Pedro Henrique estuda na Escola Municipal Padre Wilson, também no Bairro Igrejinha, e seu desempenho em sala de aula melhorou muito. 
- Ele gosta muito de jogar bola, é impressionante. Com isso, ele fica estimulado na escola. Ele sabe que para continuar no projeto é preciso tirar notas boas, senão, ele está fora. Então isso tem ajudado muito. É um incentivo. Além disso, o Pedro sabe que precisa se comportar bem também - contou. 
 E Pedro já sabe bem o que quer. Fã do atacante Neymar, o garoto se espelha no ídolo durante as aulas e tem como sonho atuar no Barcelona, assim como o craque. Flamenguista de carteirinha, ele não esconde sua paixão pelo futebol e conta o que mais gosta no esporte: fazer gols.
- O que eu mais admiro no Neymar é o talento dele. Um dia, quando eu crescer, quero ser igualzinho a ele e fazer muitos gols - disse o garoto. 
De acordo com o treinador e supervisor do projeto, Mário José Esteves, o pequeno craque vai chegar longe. Com a bola no pé e talento de sobra, o menino é uma promessa de futuro. 
- É incrível ver a evolução dele. Era um garoto muito tímido, que com muita força de vontade se desenvolveu muito, tanto fisicamente quanto pessoalmente. Ele era tímido e ficou bem mais tranquilo de lidar. O aproveitamento na escola melhorou, assim como seu comportamento em casa. É um destaque na turma e foi escolhido para disputar por um time um campeonato de futebol amador da cidade. Ele está fazendo a parte dele e está se sobressaindo - destacou. 
O projeto
Pedrinho Juiz de Fora (Foto: Arquivo Votorantim Metais)Garoto driblou sintomas da epilepsia com futebol
O "Agente do Amanhã" existe há seis anos e atende crianças e adolescentes do Bairro Igrejinha, na região Norte de Juiz de Fora.  O projeto promove atividades esportivas e educacionais. Neste ano, a iniciativa ofereceu aulas de futsal e corrida rústica para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, além de atividades de habilidades sociais, como oficinas de cidadania, meio ambiente e informática. 
Atualmente são atendidos 29 alunos na modalidade corrida rústica e 40 no futsal. O projeto oferece às turmas almoço, jantar e lanches pela manhã e à tarde de acordo com o horário das atividades. 
- Nosso objetivo não é formar atletas profissionais, mas sim despertar o interesse a a aptidão pela prática esportiva nessas crianças. Nossa intenção é passar para os alunos a iniciação em todas as modalidades. Assim eles podem ir experimentando um pouquinho de cada coisa e, quem sabe, despontam em algum desses esportes - concluiu Mário José Esteves.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário