segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Americana recebe primeira caminhada sobre epilepsia

Cerca de 300 pessoas participaram ontem da 1ª Caminhada de Apoio às Pessoas com Epilepsia, em Americana. Os integrantes fizeram o ato por 3 km na Avenida Brasil e alertaram para o debate sobre a doença que até hoje é vista de forma preconceituosa.
A presidente do Mape (Movimento de Apoio às Pessoas com Epilepsia), Veviane Spergue, considerou o número de participantes uma vitória para a causa.
"A epilepsia é uma doença neurológica mais comum do que qualquer pessoa pode imaginar, só que as pessoas não conversam sobre por conta do estigma que a doença carrega há milhares de anos quando era vista como possessão, com esse preconceito. Com o passar dos anos se comprovou que é uma doença neurológica e pode acometer qualquer pessoa e pode ser adquirida. Muitas pessoas sofrem prejuízos sociais por essa exclusão", disse.
EPILEPSIA
A epilepsia é uma síndrome que pode ocorrer devido a um distúrbio genético ou a uma lesão do cérebro, após um derrame ou trauma, por exemplo. Ou seja, é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por drogas ou medicamentos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos que podem ficar restritos ou se espalhar.
Durante crises, a pessoa fica 'desligada' e ter contorções, de acordo com o site da LGE (Liga Brasileira de Epilepsia). A doença é geralmente tratada com medicamentos.
Fonte: Todo Dia Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário