quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Hospital público faz primeira cirurgia no cérebro com paciente acordado

A rede pública de saúde do Espirito Santo realizou, pela primeira vez, uma cirurgia no cérebro com o paciente acordado. A operação, que aconteceu no Hospital Central, em Vitória, é indicada a quem tem lesões próximas a áreas importantes do cérebro. Desta forma, o risco de sequelas neurológicas é reduzido.
O médico neurocirurgião e coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Estadual Central, Leandro de Assis Barbosa, explicou que só é possível fazer essa cirurgia porque existe um centro especializado em neurocirurgia.
Ele ressalta a importância se ter centros especializados no tratamento das doenças para que a população tenha acesso a recursos melhores e mais qualidade de vida.
“O recurso público tem que ser investido adequadamente e usado plenamente", afirmou. Segundo o médico, o procedimento custa cerca de R$ 100 mil reais no total.
Cirurgia
O paciente operado tinha recorrentes crises de epilepsia. A lesão dele estava próxima a áreas de controle de fala, grafia, cálculos, leitura. Por isso, foi melhor fazer a cirurgia com ele acordado.
Enquanto um médico opera, o outro fica conversando com o paciente, fazendo perguntas, pedindo para ele ler, para fazer cálculos simples. Dessa forma, o profissional que está operando consegue ter certeza de que não está afetando nenhuma dessa áreas. A cirurgia dura de 6 a 8 horas.
O paciente sai da cirurgia acordado, tem recuperação mais rápida e fica menos tempo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na maioria das vezes, o paciente se lembra da cirurgia (alguns medicamentos usados na anestesia podem provocar amnésia).
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário