quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Fazer ioga pode ajudar (e muito) quem tem epilepsia

Boas notícias! Fazer ioga pode ajudar a reduzir a frequência das convulsões em pessoas com epilepsia, assim como diminuir a ansiedade, sugere um novo estudo. Pode ainda melhorar a qualidade de vida dos doentes no geral, reduzindo o estigma que sentem porque sofrem da doença, acrescentam os investigadores.

Feito na All India Institute of Medical Sciences, na Índia, o estudo analisou indivíduos com epilepsia com uma idade média de 30 anos. Mediram o estigma através de um questionário com perguntas como: "Sente que as outras pessoas o discriminam?" "Sente que não pode contribuir com nada na sociedade?" e "Sente-se diferente das outras pessoas?"

Foram identificadas cerca de 160 pessoas que preenchiam os critérios necessários para o estudo. Tinham, em média, uma crise de convulsões todas as semanas e tomavam, no mínimo, dois medicamentos anticonvulsivos. Depois, um grupo de doentes começou a fazer ioga, incluindo exercícios de relaxamento muscular, respiração, meditação e afirmações positivas.

Já outro grupo de doentes fez uma terapia simulada que imitava os mesmos exercícios, mas os participantes não receberam instruções sobre dois dos componentes mais importantes do ioga: a respiração lenta e sincronizada, assim como atenção aos movimentos e sensações do corpo. 

Todos foram acompanhados ao longo de meses. Graças a isto, os investigadores descobriram que os indivíduos que faziam ioga tinham "quatro vezes mais probabilidades de reduzir a frequência de convulsões para menos de metade ao fim de seis meses" do que o outro grupo. 

Quem fazia ioga tinha ainda "sete vezes mais probabilidades de deixar de ter convulsões do que as pessoas que fizeram a prática simulada". Investigadores também registraram "uma diminuição significativa dos sintomas de ansiedade entre as pessoas que praticaram ioga e as que não o fizeram". 



Fonte: Notícias ao Minuto 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário