quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Roupa inteligente facilita tratamento e prevenção de epilepsia

Projeto ganhou prêmio que reconhece tecnologias para salvar vidas


Traje consegui criar analise do estado de saúde do paciente
Apesar da grande maioria dos lançamentos de tecnologias vestíveis estarem relacionadas ao mundo de exercícios físicos e fitness, existem projetos que pretendem criar roupas voltadas para tratamento e prevenção de doenças sérias.
A BioSerenity é uma startup que está criando uma roupa que promete diagnosticar e identificar crises de epilepsia. De acordo com a empresa, isso facilitaria tanto o tratamento quando a prevenção dos ataques.
Em entrevista para a BBC, o chefe executivo do projeto Pierre Frouin explica que além de prevenir crises, a roupa poderá ajudar a analisar as atividades cerebrais dos pacientes, sendo que antigamente isso só era possível em hospitais, com a pessoa deitada em uma maca e sem poder realizar movimentos bruscos.
Os pacientes que possuírem a roupa em casa poderão contar com um acompanhamento constante do estado de saúde, já que as informações serão automaticamente enviadas para o smartphone do responsável, além de avisos antecipados de quando um ataque está por vir. Dessa maneira, dá para evitar que a pessoa se machuque durante a crise batendo a cabeça ou mordendo a língua.
Além disso, os médicos podem acessar um relatório feito pelo próprio aplicativo das atividades cerebrais do paciente mesmo estando a distância, já que o programa salva o arquivo na nuvem.
Por enquanto, uma das principais preocupações da BioSerenity é desenvolver uma roupa que seja durável, tanto em qualidade quanto pelos sensores, que devem funcionar perfeitamente para que os resultados sejam precisos.
E o trabalho da startup já está sendo reconhecido: o projeto venceu o Prêmio iiAwards, que premia empresas que visam a impactar de forma positiva a vida das pessoas. É provável que, no futuro próximo, pacientes com doenças graves tenham um dia a dia mais fácil com a ajuda da tecnologia.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário